A Recall do Brasil, empresa fornecedora de gestão terceirizada de documentos, está prestes a adotar no País, um sistema de RFID (radio frequence identification). A tecnologia empregada na identificação por radiofreqüência se populariza mundialmente, estando já ativa nas unidades dos Estados Unidos e Canadá.

No Brasil, no curto e médio prazo, a Recall será a única empresa do segmento de gestão documental a oferecer a tecnologia de ponta, garantindo mais velocidade, precisão e minimizando o risco da exposição para seus clientes.

Vicente Troiano, diretor de marketing e vendas da Recall, atribui parte do pioneirismo da multinacional de origem australiana à parceria selada com um laboratório norte-americano de pesquisas.

“Somos os únicos a utilizar a tecnologia de etiquetas inteligentes globalmente. Enquanto um leitor escaneia o código de barras de 280 caixas de documentos em 27 minutos, com o RFID essa operação é realizada em 30 segundos”, ressalta o executivo.

Através de um chip de computador, inserido na etiqueta colada em cada caixa, é possível não só rastrear as caixas através de ondas de rádio, mas também – e principalmente – obter informações mais detalhadas sobre seu conteúdo e movimentação.

Em contraste com o método de identificação baseado no código de barras, que apenas classifica o produto e depende de leitura manual, os dados das etiquetas RFID são transmitidos sem que seja necessário haver contato direto. Troiano enfatiza ainda que, mesmo depois do recebimento do equipamento e da implementação da nova tecnologia, a Recall não pretende descartar a localização por código de barras.

O executivo vê com grande otimismo a implantação da tecnologia RFID no Brasil. “Nenhum outro apresenta movimentação de documentos tão intensa quanto o nosso. Além de gerar grande volume de papéis a cada transação comercial ou legal, nossas leis favorecem maior número de consultas a esses documentos armazenados”, finaliza o diretor da Recall.

Fonte: Convergência Digital

Recall do Brasil inicia uso de RFID na gestão de documentos

Uma ideia sobre “Recall do Brasil inicia uso de RFID na gestão de documentos

  • 19/11/2007 em 07:11
    Permalink

    Parece um método interessante inclusive para a segurança nos acervos custodiados nos arquivos. A matéria precisa detalhar melhor do que se trata.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.