ContextoEstudos de Contexto

Os estudos de contexto visam identificar a necessidade do usuário, a busca e uso da informação e veremos, agora, em qual situação isso se dá. A necessidade ocorre quando o usuário reconhece vazios no seu estado anômalo do conhecimento e tem dificuldade em dar sentido a uma determinada experiência ou atividade, ou sentimentos vagos que podem se solidificar em questões e tópicos. A partir da solidificação destes vazios, ele desencadeia o processo de busca da informação.

A busca é o processo pra obter, com um propósito, informações que permitam mudar seu estado de conhecimento e o uso se dá quando o indivíduo seleciona e processa a informação obtida e consegue por meio da apropriação aplicar o novo conhecimento em dada experiência ou situação.

Um fator de verificação do contexto da informação é quanto a sua busca e uso, onde o processo se desenvolve e depende de condições presentes no ambiente de aplicação e dependem de variações na circunstância onde o usuário se encontra. Os sistemas podem ir além do que os usuários querem saber, para identificar porque e como usam a informação.

Assim, o contexto considera o fluxo da informação, dos sistemas até os usuários, mostrando que podem haver dois tipos de orientações conforme sua propensão:

a) orientação para o sistema:
– a informação é entidade externa que tem realidade própria, baseada no conteúdo, independente do usuário ou dos sistemas sociais;
– a informação precisa ser entendida, a priori, é a tarefa do usuário localizá-la e extraí-la baseado no conteúdo, pode-se, assim, representar, organizar e armazenar a informação.

b) orientação para o usuário:
– a informação como uma construção na mente do usuário (subjetiva);
– o valor da informação reside no relacionamento que o usuário estabelece entre si e determinada informação;
– a informação é útil quando o usuário atribui um significado.

O contexto, na orientação ao sistema trata-se de um mundo externo do indivíduo (a informação existe independente do indivíduo). Em relação ao usuário, o contexto está onde se examina preferências e necessidades cognitivas e psicológicas do indivíduo e como estas afetam a busca e os padrões de comunicação da informação. Estudos sobre necessidades e uso da informação contribuíram para que se possa entender como os indivíduos buscam a informação e nesse sentido, a maior constatação é de que a necessidade e os usos da informação devem ser examinados nos contextos profissional, organizacional e social.

Contexto: para entender o usuário de um serviço de informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.