A Câmara de Beja anunciou a recuperação de um edifício na cidade para albergar o Arquivo Municipal, cujo acervo, que inclui documentos com mais de um século, está espalhado por diversas instalações da autarquia.“O objectivo é criar um único espaço para albergar e conservar todos os documentos do Arquivo Municipal de Beja (AMB), alguns com mais de 100 anos, que actualmente estão espalhados em várias instalações da autarquia”, explicou hoje à agência Lusa o vereador Francisco Caixinha.

Num investimento total de 275 mil euros, o município vai recuperar, adaptar e equipar o armazém dos antigos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento para albergar as novas inalações do AMB.

As obras, já adjudicadas e previstas durar quatro meses, deverão começar “este mês ou em Janeiro”, adiantou o vereador, prevendo que o novo Arquivo Municipal comece a funcionar “em Maio ou Junho” do próximo ano.

Através do futuro AMB e pela primeira vez na história do município de Beja, frisou Francisco Caixinha, o público em geral vai poder aceder e consultar o Arquivo Fotográfico do concelho, que contém fotografias desde 1890 até à actualidade.

Além do acervo fotográfico, o AMB inclui documentos provenientes dos vários serviços da autarquia, nomeadamente do Gabinete de Apoio à Presidência, do qual a documentação mais antiga data de 1940.

Fonte: Diário Digital

Beja cria novo arquivo para conservar acervo com um século

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*