Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos/2008

O projeto Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos tem como finalidade selecionar um estudo que tome o Rio de Janeiro como tema, quer enfocando o passado da cidade, na linha do resgate histórico, quer tratando de nossa história mais recente, fornecendo análises e discussões sobre o Rio contemporâneo. Podem ser inscritos trabalhos nas áreas de história, geografia, antropologia, arquitetura, urbanismo, saúde e cultura em geral, desde que entre as fontes consultadas figurem documentos iconográficos,manuscritos ou impressos pertencentes ao acervo do Arquivo da Cidade.

Estão aptos a participar do concurso, com trabalho único, brasileiros ou estrangeiros residentes no país, portadores de diplomas de nível superior. Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa e o julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, nomeada pela Secretaria Municipal das Culturas, composta por 5 membros, – 4 professores doutores que integrem o corpo docente de universidades do país vinculados a campos distintos do conhecimento, sob a presidência da diretora do Arquivo da Cidade.

O 1º colocado receberá como prêmio a publicação do seu trabalho e 100 exemplares do livro. No caso dos pareceristas entenderem que há trabalhos que devem receber menção honrosa, seus autores serão convidados a escrever um artigo, sobre o trabalho inscrito no certame, para a revista Cidade Nova, publicada anualmente pela instituição. Pensamos, assim, em contribuir para ampliar a literatura especializada sobre o Rio de Janeiro, já que existe hoje uma grande demanda por tudo que diz respeito à cidade, à sua paisagem natural e construída, ao cotidiano de sua população, às manifestações culturais de sua gente, ao seu passado e à sua história. Publicações sobre a cidade são avidamente consumidos por um público ansioso por novidades e por aprimorar seus conhecimentos sobre o Rio de Janeiro.

Além disso, o concurso, cuja periodicidade é anual, tem o objetivo de trazer a público trabalhos de excelência que, por não encontrarem oportunidade no mercado editorial, carecem de divulgação, permanecendo nas estantes das universidades, de acesso apenas a um grupo restrito – alunos e professores. O Prêmio presta uma homenagem ao historiador Prof Dr. Afonso Carlos Marques dos Santos, falecido em 2004.

Para regulamento, visite o site da Enara.

Fonte: Enara

III Concurso de Monografia do AGCRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*