Em uma nota, o Vaticano confirmou oficialmente ontem a autoria de um desenho inédito de Michelangelo, no qual o artista retratava a Cúpula da Basílica de São Pedro.

Os especialistas que o analisavam desde a última segunda-feira atribuíram por unanimidade sua autoria a Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni, pintor, escultor, poeta e arquitecto renascentista italiano. O desenho encontrava-se no arquivo histórico da Santa Sé.

O novo diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, e o cardeal arcipreste da Basílica, Angelo Comastri, assinaram um comunicado conjunto, divulgado ontem à imprensa.

A comissão do Vaticano encarregou o historiador Vitale Zanchettin, responsável da pesquisa sobre a autoria do documento, de elaborar um “estudo específico” sobre o desenho, que será apresentado oficialmente ao público numa coletiva de imprensa no Vaticano, em uma data ainda não estabelecida.

Este desenho inédito do Michelangelo representa o plano parcial de um dos pilares da cúpula de São Pedro, e revela ‘um duplo traço, que evidencia os diferentes níveis do objeto, como se a pedra fosse transparente’, como antecipado, semana passada, pelo jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano.

O esboço teria sido realizado na primavera de 1563, e servido para dar indicações aos talhadores de pedra.

Fonte: Rádio Vaticano

Desenho encontrado no Arquivo do Vaticano é de autoria de Michelângelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*