Seu empregador tem (ou deveria ter…) documentos seus em um dossiê com seu nome; Você não deveria ter um também? Claro, você pode ter acesso aos documentos e informações relacionados a você, mas talvez você acredite que pedir acesso aos seus documentos pode ser suspeito (claro, isso não deveria acontecer, mas acontece). Talvez você tenha que se preparar para uma apresentação em algum evento no qual você foi convidado a falar e precisa enviar alguma pequena biografia profissional ou talvez seu currículo detalhado atualizado ou mesmo tentar uma oportunidade com um novo empregador.

Então, você não gostaria de manter seu histórico acadêmico, profissional, de atividades extra-curriculares e demais feitos em casa?

O que você deveria guardar? Aqui está uma lista de documentos que você deve manter organizado a cada ano. O início desse ano de 2008 pode ser uma boa oportunidade para começar a organizar seu próprio Arquivo Pessoal.

  • Documentos que falem sobre seu empregador e/ou seu emprego;
  • Lista de objetivos e metas para o novo ano (será interessante verificar a cada ano o que foi planejado e o que foi alcançado);
  • Documentos sobre os projetos iniciados acrescidos de informações que indiquem se estes foram completados, parcialmente completados ou cancelados;
  • Realizações – Mantenha registros sobre conquistas que o deixem particularmente orgulhoso, como aparições na mídia, prêmios recebidos e até mesmo menções sobre suas atividades que alguém tenha feito e registrado;
  • Listas de cursos realizados (e os certificados!), seminários e conferências que participou, livros lidos e outras atividades que ajudaram a desenvolver seu lado profissional;
  • Resultados de avaliação de performance (se seu empregador não faz, junte colegas de trabalho e tente realizar isso de forma honesta, aberta e amigável entre vocês);
  • Feedbacks de clientes, fornecedores, colegas, supervisores e outros entes relacionados com sua vida profissional (muitas vezes são críticas, algumas bastante duras, mas tente sempre encara-las como uma ótima oportunidade de conhecer seus pontos fracos);
  • Atividades profissionais – Registre e comente as atividades que você realiza – dia-a-dia, liderança de projetos, representações que exerceu – Parece como um diário pra você? 🙂

Manter seu arquivo pessoal organizado vai ajudar a escrever seu currículo e resumo profissional para seu próximo possível empregador, escrever seu resumo profissional a ser anunciado antes de sua palestra em algum evento ou mesmo se se manter pronto para a próxima avaliação de performance.

Também não pense que esses são os únicos documentos que um arquivo pessoal possui, para a Arquivologia, um arquivo é o conjunto de documentos que foram produzidos ou acumulados por alguém durante suas atividades, isto é, as dicas acima se referem a seu lado profissional e sequer esgotaram as possibilidades. Visite essa seção do Portal do Arquivista com freqüência, é possível que novas informações sobre arquivos pessoais sejam publicadas.

Claro, há outras vantagens de manter um arquivo pessoal a longo prazo, seus descendentes poderão conhecer seu dia-a-dia e manter a memória viva acerca de um dos seus antepassados! 🙂

Você têm alguma outra dica? Nos conte utilizando a ferramenta de comentários abaixo!

Fonte: Esse texto é uma tradução adaptada e livre de Your Personnal File… at home, por Ricardo Sodré Andrade.

Mantenha o seu Arquivo Privado! (Vida Profissional)

19 ideias sobre “Mantenha o seu Arquivo Privado! (Vida Profissional)

  • Pingback: via Rec6

  • 16/10/2008 em 08:39
    Permalink

    ola bom dia tdo bem,eu quero fazer um curso de arquivista nao encontrei em cascavel nenhuma entidade que tenha o que eu faço,preciso urgente desse curso.

    Resposta
  • 22/10/2008 em 04:14
    Permalink

    bom dia,

    Gostei do texto. Estou interresado em fazer um curso de tecnico de arquivista, mas não estou conseguido localiza instituição que ofereçam. Os senhores podem mim ajudar neste sentido?

    aguardo retorno.

    Grato

    Resposta
  • 12/11/2008 em 13:06
    Permalink

    Para os interessados em fazer arquivologia:

    Prezadas pessoas venho por meio deste informar que são poucas as faculdades que possuem o curso de arquivologia. As faculdades que tem são:

    UNESP (universidade Estadual Paulista- Campus de Marília)

    UEL (Universidade Estadual de Londrina)

    UNB (Universidade de Brasilia)

    Universidade Federal Fluminense

    UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

    UFES (Universidades Federal do Espirito Santo)

    UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

    UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

    UEPB (Univerisdade Estadual da Paraíba)

    Etc

    Resposta
  • 20/11/2008 em 12:26
    Permalink

    Onde encontro foto de modelos de arquivo?

    Resposta
  • 14/12/2008 em 12:25
    Permalink

    gostaria de saber onde fazer esse curso de arquivologia.não consigo encontrar o lugar para fazer esse curso.quero ajuda

    Resposta
  • 6/01/2009 em 06:46
    Permalink

    Procuro curso de arquivista ou tecnico em bibliotecário (preferência para cursos rápidos de pouca duração).

    Resposta
  • 6/01/2009 em 06:47
    Permalink

    O curso que procuro é para terceiros, com pouca visão em arquivo. Aguardo resposta.

    Resposta
  • 2/04/2009 em 05:44
    Permalink

    preiso fazer o curso urgente me retornem obr.

    Resposta
  • 6/05/2009 em 07:38
    Permalink

    EU INTERESSEI PELO ESSE CURSO DE ARQUIVISTA POS NO MOMENTO E COM QUE EU ESTOU TRABALHANDO MAIS ESTOU COM MUITA DIFICULDADE DE TER INFORMAÇÃO SOBRE ESSE CURSO,GOSTARIA DE SABER QUAIS OS LOCAIS DE BRASILIA QUE ESTAÕ FAZENDO.

    Resposta
  • 14/07/2009 em 08:40
    Permalink

    gostaria de saber quantos anos para a formação de arquivista e quais as faculdades publicas e privadas no rio de janeiro.

    Resposta
  • 29/10/2009 em 10:34
    Permalink

    ola, gostaria de saber quais as faculdades de arquivologia existentes no brasil!

    gostaria de saber se um curso superior de 3 anos é válido!

    Obrigado!

    Resposta
  • 13/04/2010 em 18:40
    Permalink

    oi boa noite. gostaria de comunicar que desde 2008 a universidade federal da paraiba implantou o curso de arquivologia.

    é a arquivologia conquistando mais espacos

    Resposta
  • 27/05/2010 em 10:10
    Permalink

    Olá pessoal, informo-lhes que estará saindo da Universidade Estadual da Paraíba, no primeiro semestre de 2010, a 1ª turma de Arquivistas do Estado, na cidade de João Pessoa.

    Grande satisfação de fazer parte dela!

    Resposta
  • 29/06/2010 em 07:50
    Permalink

    Gostaria de saber qual é o tempo legal previsto por lei para documentação ficar guardado e existe também prazo para sem expurgados? Exemplo: processos jridicos

    Resposta
  • 20/10/2010 em 12:58
    Permalink

    Gostaria de informações sobre curso de arquivista , onde encontro, qual o custo , gostaria de um curso mais focado nas empresas

    Resposta
  • 3/11/2010 em 16:32
    Permalink

    Olá!!

    Aos interessados.

    Não existe curso de arquivista. O curso que forma o Arquivista é o curso de Arquivologia.

    Só existe em Universidades Públicas e você tem que prestar vestibular. Como todo curso da área de humanas exige muita leitura.

    Boa sorte!

    Resposta
  • 24/01/2011 em 13:17
    Permalink

    Olá,
    Sou graduada em Biblioteconomia pela FESPSP, onde cursei uma disciplina de Arquivística, estou ingressando esse ano na pós de Gestado de Documentos de Arquivos.

    Resposta
    • 16/07/2011 em 21:16
      Permalink

      Marina, mesmo que você faça uma especialização em Gestão de Documentos, esta não habilitará legalmente para ser Arquivista.
      Ou seja, Arquivista é todo aquele que cursou (e concluiu) o curso superior de Arquivologia e possua registro emitido pelo Ministério do Trabalho. Caso contrário, será exercício ilegal da profissão.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*