O Ciclo de Palestras de 2008 promovido pelo Ibict será transmitido via Internet no horário previsto (16h).

Nesta quinta-feira, data da primeira palestra, o endereço Web estará disponível no portal do Ibict.

Também o endereço de e-mail para envio de perguntas será: [email protected]

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove, a partir do dia 28 de fevereiro, o seu primeiro Ciclo de Palestras 2008. A programação será divulgada quinzenalmente no site do Instituto (http://www.ibict.br).

Segundo Hélio Kuramoto, coordenador de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, a intenção das palestras é divulgar, para o público interno e para a comunidade científica em geral, os produtos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Metodologia de Trabalho e Disseminação da Informação e Prospecção de Novas Tecnologias de Informação do Ibict. “São ferramentas que estão no estado-da-arte. A idéia é estimular o seu uso e dar conhecimento dessas iniciativas para a sociedade”, explica.

Preservação Digital de Informação Científica e Tecnológica é o tema da primeira palestra que será ministrada pelo servidor Miguel Arellano, técnico responsável. Com o objetivo de levar a preocupação da preservação digital para os detentores da informação em ciência e tecnologia, o palestrante explicará por que a importância da preservação é um dos grandes desafios do século XXI.

Durante os últimos anos do século XX, apenas as bibliotecas, os arquivos e os centros e institutos de pesquisa e organismos governamentais criavam conteúdo digital relevante.

Atualmente, muitas coleções importantes estão sendo construídas por diferentes organizações e colecionadores. Na palestra, apresentarei as iniciativas nacionais e estrangeiras de preservação digital em curso e o tipo de conhecimento que elas demandam, além dos aspectos que devem ser tratados por qualquer organização que lida com informação científica em formato digital”, comenta Arellano.

Importância da preservação digital

No início, as práticas relacionadas com a preservação digital eram baseadas na idéia de garantir a longevidade dos arquivos, mas essa preocupação agora está centralizada na ausência de conhecimento sobre as estratégias de preservação digital e o que isso poderá significar na garantia da duração dos arquivos digitais.

Atualmente, muitos projetos e iniciativas têm conseguido estabelecer os benefícios de algumas metodologias e estratégias. A conclusão a que todas elas chegam é que devem ser usados padrões e que é preciso converter os documentos nos formatos-padrão para que eles sejam acessados daqui a 500 anos.

O desafio é muito mais um problema social e institucional do que um problema técnico, principalmente porque, para a preservação digital, dependemos de instituições que passam por mudanças de direção, missão, administração e fontes de financiamento.

Data: 28/02/2007
Horário: 16h
Local: Auditório do Ibict – SAS, Quadra 5, Lote 6, Bloco H – sobreloja
OBS: O evento é gratuito, e não haverá necessidade de inscrição antecipada.

Mais Informações:
Comunicação Social
Tel.: (61) 3217-6484 / 6491 / 6427

Ibict lança Ciclo de Palestras 2008 – Primeira palestra é sobre Preservação Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.