A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Arquivo Público Estadual, lança o projeto “Capacitação em Arquivologia” e oferece em 14 e 15 de abril o curso “Utilização de documento como fonte de pesquisa”. A capacitação vai acontecer das 8h às 11h e das 13h às 16h no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O investimento é de R$30,00.

“O Projeto de Capacitação em Arquivologia surgiu devido a falta de mão-de-obra qualificada no setor, já que não possuímos no estado o curso de graduação na área e no Brasil são poucos. Surge então a necessidade de qualificar profissionais que atuam na área”, explicou Cassiano Lima, Especialista em Museologia e gestor do Arquivo Público Estadual.

Segundo ele, todo órgão produz documentos, sejam eles privados ou públicos. Esses documentos precisam ser classificados e acondicionados em locais apropriados e alguns eliminados, já que nem todo documento é permanente. “As políticas arquivísticas têm dentro de seus pressupostos, o livre fluxo de informação entre o estado e a sociedade civil. Esse fato é essencial para uma sociedade democrática. O governo, por meio dos arquivos públicos, ficam com a responsabilidade de oferecer subisídios para um bom andamento dessa prática. A FCMS, por meio do Arquivo Público Estadual, está buscando melhorar a disponibilização das informações guardadas no seu acervo”, concluiu Cassiano.

O Projeto Capacitação em Arquivologia terá continuidade e o próximo curso vai ser “Elaboração de Projetos Culturais na área de Arquivos”. A data do início do curso ainda não está prevista.

Mais informações no Arquivo Público Estadual que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa n° 559, no tel. (67)3316-9167 ou por meio do e-mail: arquivopublicoms@gmail.com.

Fonte: MS Notícias

FCMS lança projeto de capacitação em Arquivologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*