O Arquivo Nacional americano divulgará amanhã as cerca de onze mil páginas de documentos que contêm informações sobre atividades e reuniões da senadora democrata Hillary Clinton durante seus anos como primeira-dama.

A entidade, que tem em seu poder muitos documentos governamentais de valor histórico, alguns deles secretos, informou hoje que o material será disponibilizado em breve em seu site, após a apresentação oficial de amanhã, marcada para as 11h (de Brasília).

Os documentos estão em ordem cronológica e relatam, com detalhe, as atividades da primeira-dama, incluindo reuniões, viagens, discursos e atividades sociais durante os oito anos do Governo de Bill Clinton (1993-2001).

A divulgação dos documentos acontece depois que o grupo Judicial Watch se amparou na Lei de Liberdade de Informação (FOIA) para pedir que os dados fossem apresentados.

A FOIA permite que qualquer pessoa ou organização possa solicitar os registros mantidos por agências do Governo.

O grupo fez o pedido em abril de 2006 e solicitou, em novembro do ano passado, que o Arquivo acelerasse o processo.

O Judicial Watch também solicitou a divulgação da correspondência de Hillary e a de milhões de páginas de documentos do grupo para a reforma do setor médico capitaneada pela pré-candidata democrata quando era primeira-dama.

Das cerca de onze mil páginas que serão divulgadas, mais de quatro mil são editadas para proteger a privacidade de terceiros e informações confidenciais como números de telefone, entre outros.

O Judicial Watch acredita que as edições vão omitir informações que possam ser incômodas para o casal Clinton.

“Minhas expectativas são pequenas”, disse Chris Farrell, diretor de pesquisa do Judicial Watch, em declarações divulgadas pelo blog “Washington Wire”, do jornal “The Wall Street Journal”.

Segundo a FOIA, só podem ser editadas algumas informações, mas a interpretação é ampla e o processo de apelações, demorado.

Fonte: Último Segundo 

Documentos de Hillary como primeira-dama serão divulgados amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*