O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou na Internet um site exclusivo para os interessados em participar do 5º Caminho do Imigrante. Desta vez, os andarilhos poderão fazer as inscrições para a quinta edição do evento preenchendo diretamente um formulário e enviar os dados online.

O Caminho do Imigrante foi realizado pela primeira vez em 2004, ano em que o Estado comemorou os 130 anos da imigração italiana. O percurso fica na estrada entre as cidades de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

No site www.caminhodoimigrante.es.gov.br os interessados poderão, também, obter outras informações sobre o evento juntamente com o histórico e fotos das edições anteriores.

Paisagem

São quase 30 quilômetros em meio a uma exuberante paisagem natural que foi trilhada pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo há 134 anos, ou seja, em 1874. O evento foi idealizado pelo APEES dentro das realizações do Projeto Imigrantes Espírito Santo.

Para este ano os participantes contarão com uma novidade. O percurso, nos últimos seis quilômetros, foi modificado a fim de eliminar a passagem pelo asfalto. É o atalho por Valsugana Velha que vai proporcionar aos caminhantes mais conforto, segurança e um contato mais próximo com a natureza.

Em um pequeno trecho desse novo percurso, uma verdadeira trilha por entre plantações agrícolas, árvores e um córrego, não será possível o trânsito de veículos. Uma pequena elevação montanhosa, próximo à chegada, vai proporcionar aos participantes um belo visual da cidade de Santa Teresa.

Enfim, além de eliminar a parte mais cansativa da caminhada que era o asfalto, os andarilhos poderão desfrutar ainda mais das belezas naturais da região. Durante o percurso vão ocorrer diversas paradas para alimentação e programação cultural. Haverá distribuição de água e frutas durante a caminhada.

Polenta

Ao final, os participantes poderão saborear uma apetitosa polenta servida pela organização em Santa Teresa. Grupos folclóricos dos dois municípios vão fazer apresentações para animar os andarilhos, divulgando a cultura da região.

A caminhada, que ocorre sempre no dia 1º de Maio, terá seu início às 07 horas na praça de Santa Leopoldina onde os trilheiros vão se concentrar, tomar o café da manhã e receber o kit, ou apenas o crachá, para participar do evento. A chegada da maioria dos andarilhos ocorre por volta das 15 horas no Centro de Eventos, em Santa Teresa.

Desta vez, o kit Caminho do Imigrante será opcional. Os interessados em adquiri-lo deverão fazer o depósito antecipado de R$ 10,00 (dez reais) em uma das contas bancárias: do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Teresa (IHGEST) ou da Associação Leopoldinense de Cultura e Esporte (ALCE). Ambas são entidades sem fins lucrativos e que estão apoiando o Caminho do Imigrante.

No dia da caminhada o kit custará R$ 15,00 (quinze reais). Os recursos serão utilizados para cobrir os gastos com a realização do evento. O crachá com a identificação dos participantes acompanhado de um ticket para alimentação será obrigatório a todos os inscritos.

A primeira edição da caminhada ocorreu em 2004 durante os festejos das comemorações dos 130 anos da imigração italiana para o Brasil e contou com a participação de aproximadamente mil pessoas. Em 2007 foram mais de 2.500 participantes. Para este ano a organização calcula que o número de caminhantes seja superior a três mil pessoas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de abril.

Inscrição até 28 de abril

Para se inscrever os interessados deverão acessar o site www.caminhodoimigrante.es.gov.br e clicar para enviar os dados. Em Santa Teresa e Santa Leopoldina os andarilhos poderão preencher o formulário impresso e entregar na Casa da Cultura de Santa Teresa (Tel.: 27-3259-2357) ou no Posto de Informação Turística de Santa Leopoldina (Tel.: 27-3266-1655).

Fonte: Gazeta Online

Arquivo Público disponibiliza site para inscrições do 5º Caminho do Imigrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.