Será empossada na próxima quarta-feira, dia 31/08, no Ministério da Justiça, em Brasília, a Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Arquivos, a ser realizada em Brasília, de 15 a 17 de dezembro do corrente ano. A Comissão será composta por 21 membros, representando as cinco regiões geopolíticas do país. Seu presidente será eleito pela Comissão Organizadora recém-empossada.

Integrantes Segmento Região Critério
Ana Maria Camargo

 

Individual Sudeste Atuação na área
Beatriz Kushnir

 

Individual Sudeste Atuação na área
Candellária Gomes Monteiro de Campos

Instituição Arquivística

Centro-Oeste Lista tríplice: entre os 3 nomes encaminhados pelas instituições arquivísticas da região Centro-Oeste, é a superintendente do Arquivo Público.
Carmen Moreno

 

Individual

Sudeste Atuação na área

Débora Terezinha Pariz

Poder Público – MS

Centro-Oeste Indicação da entidade

Eduardo Pinheiro

Instituição Arquivística

Norte Lista tríplice: entre os 4 nomes encaminhados pelas Instituições Arquivísticas da região, 2 nomes receberam mais votos. Entre eles optou-se pelo diretor do Arq. Púb. do Estado do Pará
Frederico Silveira dos Santos

 

Poder Público – CONARQ

Centro-Oeste Indicação da entidade
Heloísa Esser

 

Individual

Centro-Oeste Representante do segmento Arquivos na Comissão Nacional de Política Cultural do MinC

Ivan Fernandes Neves

Poder público – Ministério da Justiça

Centro-Oeste Indicação da entidade
José Maria Jardim

 

Instituições de ensino

Sudeste Lista tríplice: entre os 13 nomes indicados, foi considerado o ano de criação do curso de arquivologia e o professor da área com maior titulação e produção (currículo lattes)
Karine Georg Dressler

 

Instituição Arquivística Sul Lista tríplice: atua no arquivo que sediará a Conferência regional
Lucia Velloso

 

Individual Sudeste Atuação na área

Marcos Paulo de Souza Miranda

Ministério Público Sudeste Indicação da entidade
Margareth da Silva

 

Individual Sudeste Atuação na área
Maria Teresa Navarro

 

Instituição Arquivística Nordeste Lista tríplice: arquivo público mais antigo (1890) entre os 6 nomes encaminhados pelas Instituições Arquivísticas da região.

Marli Guedes da Costa

Poder Público – Arquivo Nacional

Centro-Oeste Indicação da entidade
Paulo Elian

 

Individual Sudeste Atuação na área

Rosani Gorette Felon

Associações profissionais Sul Lista tríplice: assegurar a distribuição regional e a Conferência regional será em Porto Alegre, e por último, a região possui 4 cursos de arquivologia

Rubens Ribeiro

Individual Nordeste Atuação na área
Tania Bessone

 

Sociedade civil – ANPUH Sudeste Indicação da entidade
Vilma Moreira dos Santos Instituição Arquivística Sudeste Lista tríplice: diretora do arquivo que sediará a Conferência regional

 

O Comitê de Elaboração do Projeto para realização da I Conferência Nacional de Arquivos – CNARQ, se reuniu, no dia 17 de junho, para apreciar e avaliar as sugestões recebidas durante a consulta pública realizada pelo CONARQ, de 18 de maio a 15 de junho, e produzir uma versão consolidada do Projeto.

Portaria MJ nº 1.830, de 11 de agosto de 2011, Grupo de Trabalho para proceder às ações iniciais necessárias à realização da 1ª Conferência Nacional de Arquivos.

Os critérios para definição do numero de delegados utilizado pelo Comitê (população e curso superior de arquivologia da região), foram explicitados na nova versão considerando as observações recebidas, que não reconheciam as especificidades regionais. Pelo mesmo motivo, na reunião de consolidação o Comitê consultou as tabelas, referentes a Conferência Nacional de Saúde e ao Censo Fórum de Profissionais. A comparação com o percentual estabelecido para o CNARQ evidencia uma diminuição expressiva do Sudeste e um aumento na média das duas referências no que diz respeito a região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fonte: Conarq

Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Arquivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*