Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz

Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país

Tropicália – Caetano Veloso


A partir da realização do I Encontro Nacional de Arquivistas das IFES em 2009 na Universidade Federal de Goiás – UFG, vimos surgir na agenda da arquivologia um novo grupo com propostas, pautas, agendas que garantiram uma mobilização nacional destes profissionais.

Até então, a referência de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior, eram exclusivamente os Docentes dos poucos cursos de arquivologia.  Hoje o quadro é diferente.

O I ENARQUIFES modificou este paradigma, possibilitando aos arquivistas das IFES, que foram ingressando nas Universidades por concurso público (seja pelas vagas do Reuni ou pela vacância de vagas nas IFES), pudessem se encontrar e compartilhar das distintas realidades encontradas, definindo políticas públicas arquivísticas.

Já foram realizados dois ENARQUIFES (Goiás 2009 e João Pessoa em 2011), um Fórum Regional de Arquivistas das IFES na Região Nordeste (Recife em 2010) e reuniões em pelo menos dois Congressos Nacionais (IV CNA em 2010 e no CBA de 2012)

A aprovação e sistematização da Carta de Goiânia no I ENARQUIFES significou um marco, um referencial para que estes profissionais possam utilizá-lo como instrumento de fundamentação  do papel que estes profissionais possam exercer na sua instituição.

O ENARQUIFES deu frutos, se regionalizou, ampliando a mobilização dos Arquivistas das IFES em diversas redes. Em sua segunda edição, os cerca de 150 participantes aprovaram a criação do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES).

Composto por dois representantes de cada Região Brasileira a CNIFES foi criada com o objetivo de integrar os demais arquivistas das IFES e principalmente acompanhar a efetiva realização das resoluções aprovadas na Carta de Goiânia e na Carta de João Pessoa.

Hoje Arquivistas das IFES celebram uma nova conquista – o portal dos Arquivistas das IFES – que têm por objetivo reunir as informações e ações destes profissionais que estão articulados em uma grande rede colaborativa.

O mais importante é que a comunidade de arquivistas das IFES terá uma referência on-line onde poderá publicar documentos, opiniões, cadastrar-se em fóruns e interar-se das notícias e informações a respeito da área e organização do movimento.

Portanto convidamos a todos a visitar nosso portal:

www.arquifes.com.br

Arquivistas das IFES e suas perspectivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.