Por desconhecer a importância e a complexidade da matéria arquivologia, várias organizadoras de concurso cometem o exagero de colocar no cronograma, tanto para nível médio quanto para o cargo específico para arquivista, “legislação arquivística”, como se ela estivesse resumida a uns dois ou três Decretos ou duas ou três Leis. A legislação arquivística engloba: Excertos da Constituição; Leis e Decretos-Leis; Medidas Provisórias; Decretos Federais; Resoluções; Portarias Federais; Resoluções do CONARQ; Instruções Normativas Federais; Atos do Poder Judiciário; Atos do Poder Legislativo e Legislação Estadual e Municipal.

Só do CONARQ são 34 Resoluções, logo, seria ao menos razoável, por mais extenso que sejam os tópicos relacionados ao cronograma da matéria, que eles fossem relacionados, identificando-os, para que o candidato saiba que direção seguir.

É impossível para qualquer concursando precisar quais leis e artigos seriam extraídos de um conteúdo do tipo “legislação brasileira”, por exemplo.

Enquanto não se cria uma consciência em torno da extensão do vasto conteúdo da matéria, aconselho aos candidatos a estudar aquelas normas que costumeiramente são cobradas em provas para que eles não sejam totalmente prejudicados pela falta de bom senso.

Legislação arquivística em editais de concurso público
Classificado como:            

3 ideias sobre “Legislação arquivística em editais de concurso público

  • 19/08/2012 em 10:09
    Permalink

    George Bom Dia! Parabéns pelo seu cometário, que é muito importante para os Concursandos; tenho me Debruçado em cima de Análises de Editais de Concursos; percebo uma grande falta de conhecimento das Bancas Organizadoras, que cobram do candidato aquilo que não sabem. Há Bancas Organizadoras desses Concursos que: se quer conhecem o que de fato é Aquivologia, não sabem que assunto cobrar. É gritante!!!

    Resposta
  • 21/08/2012 em 18:15
    Permalink

    Realmente é gritante a falta de bom senso das Banca Organizadoras , exemplo da ESAF – Escola de Administração Fazendária que publicou o concurso para Assistente Técnico – Administrativo 2012 do Ministério da Fazenda , onde no conteúdo programático prova 2.conhecimentos específicos pede-se Legislação Arquivística, nota-se até o erro de português no edital pela falta de conhecimento do assunto mesmo , rsrskk.
    Um conteúdo exageradamente extenso para 10 questões de Arquivologia não há direção nenhuma no conteúdo pedido.
    Infelizmente nem mesmo um Arquivologista saberia se achar em meio a tantos “papeis”.kk

    Resposta
    • 21/08/2012 em 18:19
      Permalink

      Só agora vi que quem se equivocou fui eu no português (ARQUIVISTA)

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*