Recebi a notícia nesta manhã sobre o lançamento do Portal Documentos da Universidade Federal de Santa Maria. Visitei a URL para ver como estava e tive algumas pequenas surpresas, detalhes que as universidades (e outras instituições públicas estão negligenciando).

Vou citar o principal detalhe como exemplo: o certificado SSL está devidamente configurado. Em boa parte dos sites, os certificados não foram emitidos por entidades certificadoras e acabam causando medo e dúvida nos usuários, pois os navegadores perguntam se eles querem MESMO continuar usando uma conexão segura não identificada (para um leigo, isso soa até ameaçador). Mas, neste Portal Documentos, o certificado está funcionando perfeitamente, com a RNP como entidade emissora do recurso criptográfico de segurança, oferecendo uma conexão https da melhor forma possível.

Os documentos disponibilizados compreendem portarias de afastamento, apostilas a portarias de afastamento, portarias de cancelamento de afastamento, portarias de substituições de chefia, apostilas a portarias de substituição de chefia e portarias de cancelamento de substituição de chefia. Uma novidade no Portal de Consulta Documentos é a possiblidade de verificar as relações existentes entre os documentos, como por exemplo a relação entre uma Portaria e sua Apostila.

É interessante visitar o Portal Documentos, que, apesar de simples, foi feito com atenção a detalhes técnicos que deveriam ser da esfera do básico, do essencial, mas não estão sendo em grande parte dos websites de instituições públicas pelo Brasil.

Acesse: https://portal.ufsm.br/documentos/

– Texto de Ricardo Sodré Andrade

Save

Save

Portal Documentos da UFSM e o essencial uso de certificados SSL em websites públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*