Aquele botãozinho laranja do Portal do Arquivista pode se tornar um importante aliado na busca pelas notícias que lhe interessam.

Ele é a porta de entrada para um sistema que envia alertas para o seu computador sobre as últimas novidades publicadas no Portal do Arquivista.

O sistema é conhecido como RSS. Ele permite acompanhar simultaneamente as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um. O Portal do Arquivista possui essa tecnologia habilitada para facilitar seu acesso ao nosso conteúdo.

Passo-a-passo

Para receber os alertas você precisa de um tipo de programa chamado agregador ou leitor de RSS. Gratuito, ele recebe avisos e arquivos de texto, imagem, áudio, vídeo e em HTML. É mais simples do que parece e funciona como uma caixa de e-mails.

Um bom agregador online é o Google Reader. Você também pode tentar o FeedReader, que possui um tutorial de download e instalação.

Depois de instalado, você deverá incluir os endereços RSS (chamados feeds) dos seus sites favoritos que tenham suporte a essa tecnologia, incluindo o Portal do Arquivista.

Para incluir o nosso feed RSS, basta clicar no botão com o símbolo laranja e com o nome “assine”, nas páginas do Portal.

Esperamos que esse tutorial tenha ajudado!

atenciosamente,

– Ricardo Sodré Andrade, Editor do Portal do Arquivista 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*